5 de set. de 2011

Fogo Simbólico Municipal do PROJOVEM de Barrocas 2011

O Fogo simbólico do território sisal é um evento esportivo e cultural que acontece todos os anos, especificamente durante a semana cívica e antecede os festejos cívicos de 7 de setembro, dia de comemoração a independência do Brasil.
O fogo representa a integração, a liberdade e a mais tica expressão de nosso povo através do civismo, da maratona que é o esporte e de demais expressões culturais que envolve dezenas de cidades do interior, do território sisal.
Organizado e fundado por Luiz Silva Pereira, Luiz da Bicicleta ou mesmo professor Luiz, 63 anos, conhecidíssimo atleta baiano, natural de Serrinha, fez parte da primeira coordenação do fogo simbólico da pátria em 1969. De lá para cá participou de todas as corridas e está radiante por completar quatro décadas como um dos organizadores do maior ato cívico da região sisaleira.
Também acontece há anos em Barrocas durante a semana da pátria o desfile cívico de 7 de setembro, evento este que mobiliza a sociedade, as entidades e o governo municipal no sentido de realizar uma demonstração cívica, esportiva e cultural nas ruas e praças da cidade.
O projeto do PROJOVEM se propôs e ousou no ano passado (2010) na participação direta do fogo simbólico regional e foi protagonista do primeiro fogo simbólico municipal de Barrocas, repetindo este ano de 2011.
O PROJOVEM de Barrocas, especificamente os Oficineiros de Cultura (Antonio Marcos) e FTG (Luiz Santana) e todos os jovens protagonizaram a realização deste evento levando novamente o fogo simbólico para as comunidades de Santa Rosa, Ouricuri, Minação e Lagoa da Cruz.
Por conta do falecimento da Sra. Lurdes, Secretaria de Cultura do município e Barrocas, o fogo simbólico territorial passou em silencio no município sem a participação do município.
“Mais uma vez, apesar das grandes dificuldades, pudemos traduzir a vontade desta juventude de ter como fundamento de suas vidas a garantia de políticas públicas” – Luiz Santana.
  


Nenhum comentário:

Postar um comentário